segunda-feira



A Estreia do documentário Montar a Tenda de Montserrat Ciges, sobre o Carnaval da Terceira está prevista para dia 02 de Setembro, pelas 21h no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória.

Este documentário insere-se no trabalho de investigação sobre o Património Cultural Imaterial que a Montserrat Ciges vem fazendo desde janeiro de 2011 e foi rodado nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2012

O Património Cultural Imaterial faz parte do âmbito de trabalho da Corredor na sua vertente Vídeo/Cinema e é um dos aspetos mais importantes do plano de atividades de 2012.
"Montar a Tenda" Carnaval da Terceira
16:9 60'

Produção

Corredor Associação Cultural

Realização

Montserrat Ciges

Câmara e Som

Montserrat Ciges
Tiago Melo Bento

Montagem

André Correia
Federico Bejar
Montserrat Ciges
Tiago Melo Bento


terça-feira

LeS ombRes dE l'exiStencE


Uma instalação é uma manifestação artística onde a obra é composta por elementos organizados num ambiente. A disposição dos elementos no espaço tem como finalidade criar uma relação com o espectador. É uma obra de arte que só "existe" em exposição, podendo ser caracterizada como efémera.
O grande propósito desta instalação é gerar a reflexão, ou seja a ponderação, meditação e pensamento do espectador sobre a vida (tempo que decorre desde o nascimento até à morte; existência) e as decisões tomadas que podem e devem ser repensadas. Mostrando-lhe experiências do quotidiano, vivências como relações interpessoais e ambiências.
A instalação divide-se em três grandes momentos que acontecem em simultâneo, a cidade, a projecção  e o armário de “post-it”. Na cidade retratamos uma ambiência comum à maior parte dos espectadores, esculpida com latas de refrigerante e garrafas, fazendo o uso da shadow art (variante da escultura na qual as sombras bidimensionais são produzidas através de esculturas tridimensionais). A projecção consiste na passagem de vários videos e imagens aleatórias para o pano atravessando a silhueta de um humano dando a ideia de estarmos dentro da sua mente. O armário coberto de “post-it”, no qual alguns estão escritos e outros servem para que o espectador depois possa deixar as suas próprias histórias e outros se relaccionem com elas.
Na envolvência deste espaço apresentamos ainda, dois elementos: o desenho à entrada na porta e as almofadas simbolo de objectos do quotidiano. Pretendemos marcar o espectador recorrendo à ferramenta que melhor conhecemos, a arte.

Projecto “Vida”
Por: João Borges, Maria Inês Silva e Tomás Toste

quinta-feira

"Encounters with Landscape" de Salomé Lamas no Festival Indie Lisboa




Resultado da Residência Internacional de Pesquisa Cinematográfica, "Shooting the Landscape", realizada em Dezembro nas Sete Cidades, o filme da Salomé Lamas recebeu o prémio Novo Talento no Indie Lisboa 2012 e o prémio OVNI no Festival Court Métrage de NAmur






Encounters with Landscape (3x) HD, 30', cor, stereo, 2012 PT
No final de 2011 cheguei a Sete Cidades (Açores). Recordei a ideia de Kant sobre o
sublime. O sublime é o “incomensurável”. Este concebe a compreensão do corpo prévia
á medida matemática. É aqui que a medida estética (a medida do corpo) atinge o seu
expoente máximo. O sublime tem lugar quando a medida humana é destronada i.e.
quando o corpo experimenta a ideia de ser engolido por uma montanha imaginaria. Para
que esta experiencia se concretize: sensibilidade, corpo, humanidade e finitude são
características necessárias.
Numa tentativa de filmar a paisagem, apercebo-me da capacidade de intelectualização
do sublime mas não o sinto. Falta de sensibilidade?

segunda-feira

No passado sábado realizamos o sorteio de apoio à produção audiovisual da Corredor

segue lista de premiados e patrocinadores correspondentes
Josefina Maria Branco Cruz - Teatro Micaelense
Pedro Bento - Livraria Sol Mar
Noel Vieira - Rotas da Ilha Verde
Paulo Câmara - Academia das artes
Rita Lobo - 9500 Cineclube
Helena Strubel - Corredor

Formador: Federico Delpero Bejar
Preço: 65 euros
Local: Espaço Corredor - Rua dr Guilherme Poças Falcão nº12
Nível II
Inscrições através do mail corredorass@gmail.com


O Workshop destina-se a montadores que provenham de outras plataformas que não o Final Cut Suite e aqueles que tenham um conhecimento básico do mesmo.
O Workshop pretende que os assistentes sistematizem e aprofundem a compreensão das ferramentas que o montador usa no quotidiano, ainda que, de uma forma desordenada ou pouco eficiente.
Desde a captura do material à exportação final segundo normas standard de Broadcast Internacional não esquecendo as possibilidades de interação com outras suites profissionais (Soundtrack Pro; Color; Compressor; CinemaTools; DvDStudio, Mpegstream Clipper, BelleNuit Subtittler; etc )

PROGRAMA Do WORKSHOP:
1. Usando a Interface
Ajuste de preferências de usuario.
Ajuste de preferência do sistema – os Scratch Disks.
Personalização de ecrã.
A organização do material no browser – log notes, classificar planos, labels,
etc.
2. Importar
Codecs. Compressores. (ProRess; h.264; DSLR; HDV).
Software paralelo.
Log and capture.
Log and transfer.
Log notes.
Timecode.
Vincular, reconectar, interpretar. O trabalho em rede.
3. Clips
Editar clips.
Clip, subclip, clip independente.
Caps lock e o tempo real. Como afecta o timeline
Track Target. Opções de tela.
Edição a três níveis.
Mach Frame- browser, timeline, disco.
Dual system. Video, Audio e a mistura. Syncro dentro y fora do FCP
4. Ferramentas
Seleção.
Editar seleção, group selection, range selection.
Seleção de track anterior e posterior.
Roll & Ripple.
Slide, Slip, Speed.
Cut.
Zoom.
Auto select toggle de timeline.
Control de verificação. vectorscópio, luma control canvas, etc.
5. Mastering Interface
Criar Shorcuts. Modificação para ajustes conforme outras plataformas.
Mudanças de visibilidade. Etapas de montagem
6. Markers
Tipos de marcadores. Compressor, Soundtrack Pro y DvdStudio.
Marcadores e log. Marcadores em sequência e no browser.
Mover marcadores.
Navegar entre marcadores.
Fazer subclip a partir de marcadores.
Exportar marcadores a outras aplicações e texto.
7.Modificar la velocidade
Velocidade constante.
Velocidade variable (som, time ramping). Keyframing.
8. Transitions
Transição predeterminada.
Transição múltipla.
Transição modificada. Favoritos.
Transições Alpha.
9. Filters
Controladores de filtro.
Correção de cor. Envio a Apple color.
Smoothcam. Estabilização de plano e tracking. Adobe After FX.
Filtros de audio. Envio a Soundtrack pro. *.omf, *.aif Pro tools y Audition.
10. Trabalhar com arquivos de ilustrator e photoshop
11. Multicam
Como preparar uma sequência multicam.
Sincronização de mark in ou out.
Sincronização timecode.
Edição Multicam.
12. Exportar
Outras aplicações.
Quick time movie. O render final.
Enviar ao compressor.
O Tape Mastering.
Enviar ao DVD
Codecs – canal alpha
13. El Broadcast
14. Website de interesse
Bancos de imagens.
Bancos de footage.
Bancos sonoros.
Foros.
Manuais.

quinta-feira

RESIDÊNCIA INTERNACIONAL DE PESQUISA CINEMATOGRÁFICA
















Os participantes contaram com a orientação de Marta Andreu e Tiago Hespanha, com a ajuda de Sonsoles Cavada e dos realizadores Frederico Lobo e Luísa Homem. A equipa da Corredor foi constituída por Tiago Melo Bento, Montse Ciges, João Engrácio, João Botelho e Cristian Rodriguez.

O produto final dos participantes está previsto ser divulgado no dia 30 de Janeiro de 2012.


O processo de criação cinematográfica apresenta vários desafios pessoais de criatividade e muita responsabilidade. Abordaram-se temas como a distância correcta entre o sujeito e objecto e a importância e coerência do que se filma para o realizador e espectador além de muitos outros.

A prática diária de rodagem e posterior discussão revelou-se essencial para o desenvolvimento dos projectos pessoais.
A relação com a Natureza e a comunidade das Sete Cidades estabeleceu-se de uma forma natural e obviamente muito rica.


Abrimos uma nova etapa no projecto da Corredor. Continuamos a trabalhar em 2012. Estão todos convidados a participarem connosco!





Este Blog passará a ser mantido no site da Corredor - https://www.corredorcultural.com/blog

https://www.corredorcultural.com/blog