PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL



Renda de Bilro, Florianópolis


Ver episódio


A Associação Corredor começou a trabalhar no Património Imaterial em parceria com a Universidade dos Açores em 2011 no projecto Sons de uma Tradição – Romaria de S.Miguel, e desde então, continuou a desenvolver trabalhos sobre as tradições religiosas, rituais festivos, ofícios, artes cénicas, artesanato, culinária, manifestações que fazem dos Açores uma das mais ricas regiões a nível cultural do país.







O nosso trabalho parte da recolha de imagem e som que no fim recebem a forma de filme documental,  depois de um trabalho de campo de investigação, na ótica do valor científico em conformidade com as normativas da convenção da UNESCO sobre o PCI de 2003.






Há muitas tradições que persistem mas outras que desaparecem aos poucos, como no caso da dança de espada no Carnaval da  ilha Terceira. A corredor produziu um documentário sobre esta tradição, em Fevereiro de 2012, nos bastidores de três grupos de danças de entrudo. Com estes projetos,  acreditamos que podemos ajudar na salvaguarda e divulgação do património Imaterial Açoriano.  






Responsável do PCI na Corredor: Montserrat Ciges





Projectos em curso:

A cultura do vime em S.Miguel







O Barbado da Terceira

A tourada à corda na Ilha Terceira




 No próximo Dezembro, a segunda edição do POP - Encontro das Artes e dos Ofícios do Espetáculo