domingo

PROPOSTA DE TRABALHO PARA O WORKSHOP DE DOCUMENTÁRIO


Neste workshop interessa-nos trabalhar o cinema como meio de comunicação e expressão artística, apostando num método de criação baseado na discussão, no confronto de opiniões e sensibilidades. A multiplicação de olhares sobre um mesmo tema tornará os projectos desenvolvidos mais consistentes e comunicativos, uma vez que o processo de criação de um filme é o de uma construção colectiva, tanto mais rica quanto mais e melhor dirigida.


PRINCÍPIOS A DESENVOLER

A consciência de que o cinema é um instrumento de construção da realidade.

O valor da atenção ao que nos rodeia como ponto de partida para o trabalho a desenvolver.

Questionar com curiosidade e abertura.

Investir na discussão sem limitar o desenvolvimento da personalidade de cada um, das suas ideias e vontades.

Abordar cada projecto individual na sua especificidade e discuti-lo em conjunto, tornando-o um projecto comum.

Formar um grupo de trabalho que se possa desenvolver no futuro.


PERÍODO DE TEMPO

21 de Julho a 15 de Agosto


OBJECTIVOS

Visionamento e análise de filmes: perceber as possibilidades de abordagem, dispositivos, temas e processos de trabalho do documentário.

Realização de pequenos exercícios/filmes temáticos (1 por participante) – preparação, rodagem e montagem

Criação, preparação e dinamização de pequenas equipas de trabalho constituídas por duas pessoas – realizador/operador de câmara e operador de som

Introduzir e experimentar um método de trabalho simples que possa ser continuado e desenvolvido após o workshop

Discussão e planificação de ideias e projectos pessoais de cada participante que possam ser concretizados no futuro


EXERCÍCIOS


Tema: o trabalho local

Duração final: 10’


Método:
Cada participante escolhe uma forma de trabalho com relevância local que seja executada por uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas. As tarefas executadas devem ser claramente identificáveis e pertencer a um ciclo de produção com principio, meio e fim.
O objectivo é construir uma descrição cinematográfica do trabalho escolhido que corresponda a uma visão pessoal do tema tratado. Estas descrições deverão ser construídas sem o recurso a narrações em off, entrevistas e música.
Pretende-se trabalhar uma forma de expressão pessoal baseada na relação estabelecida com os outros e com o espaço através da câmara e do som, através da observação e descoberta de quotidianos.

Factores a ponderar na escolha do tema:
Curiosidade sobre o tema
Um espaço geográfico limitado
Relevância local do tema
Interesse pessoal nas personagens, nas situações e nos locais
Vontade de construir um olhar pessoal sobre aquele tema


PLANIFICAÇÃO DO WORKSHOP

1ª semana
21 a 25 de Julho

Manhãs (10h)
Visionamento e análise de filmes (em grupo)
Tardes
Pesquisa e preparação dos exercícios (individual)

Filmes a visionar: Curtas (1955 – 1958) – V. De seta, Close-Up (1990) – Abbas Kiorostami, En Construccion (2001) – J. L. Guerin, Trás os Montes (1976) – António Reis e Margarida Cordeiro, Onde Jaz o Teu Sorriso (2002) – Pedro Costa, Maria (1988) - A. Sokurov, Salesman (1968) – Maysles Brothers, 24 Portraits d’Alain Cavalier (1978-90), Os mestres loucos (1955) – Jean Rouch

2ª semana
28 de Julho a 1 de Agosto

Preparação e rodagem dos exercícios - a preparação e a rodagem de cada exercício decorrerá nos períodos do dia mais adequados a cada um.
Visionamentos em grupo do material que cada um vai filmando

3ª semana
4 a 8 de Agosto

Rodagem dos exercícios - a rodagem de cada exercício decorrerá nos períodos do dia mais adequados a cada um.
Visionamentos em grupo do material que cada um vai filmando

4ª semana
11 a 15 de Agosto
Montagem dos exercícios

15 de AgostoProjecção pública dos exercícios realizados

 No próximo Dezembro, a segunda edição do POP - Encontro das Artes e dos Ofícios do Espetáculo