sexta-feira

Oficina de Vídeo-Arte com Alejandra Alarcón



OFICINA DE VÍDEO-ARTE
com Alejandra Alárcon (Bolívia)
De 1 a 7 de agosto
Duração: 30 horas
Preço: 50 euros

 


Fundamentação

As novas tecnologias actualmente são parte essencial na produção da arte contemporânea. As novas linguagens tecnológicas acompanham os criadores na produção de obras visuais e imagem em movimento. É por isso que os artistas visuais contemporâneos não podem ficar para trás no que toca ao conhecimento e aplicação das ferramentas que a tecnologia põe ao nosso alcance. O principal objectivo desta oficina é por ao alcance de artistas, desenhadores, cineastas e demais criadores, as ferramentas necessárias para estar a par do que o mundo actual exige.


Objectivos

·   Conhecer os conceitos teóricos básicos de videoarte.
·   Desenvolver a técnica para o manejo do programa de edição de vídeo Final Cut e/ou Adobe Premier.
·   Realizar uma peça de videoarte.


Metodologia

O atelier está dividido em 3 partes:

-Uma teórica na qual se fará uma breve revisão de trabalhos da história do videoarte, para desenvolver os conceitos básicos do videoarte com exemplos.
-A segunda parte será técnica prática. Trabalho com programas de edição Final Cut e Adobe Premiere assim como de registo e captura de vídeo.
-A terceira parte será de produção. Desenvolvimento de projectos individuais ou colectivos. Registo do material seja gravado em vídeo pelo formando ou com recurso a material já existente.

Posteriormente trabalhar-se-á os programas de edição


 No próximo Dezembro, a segunda edição do POP - Encontro das Artes e dos Ofícios do Espetáculo