sexta-feira

Oficina de Vídeo-Arte com Alejandra Alarcón



OFICINA DE VÍDEO-ARTE
com Alejandra Alárcon (Bolívia)
De 1 a 7 de agosto
Duração: 30 horas
Preço: 50 euros

 


Fundamentação

As novas tecnologias actualmente são parte essencial na produção da arte contemporânea. As novas linguagens tecnológicas acompanham os criadores na produção de obras visuais e imagem em movimento. É por isso que os artistas visuais contemporâneos não podem ficar para trás no que toca ao conhecimento e aplicação das ferramentas que a tecnologia põe ao nosso alcance. O principal objectivo desta oficina é por ao alcance de artistas, desenhadores, cineastas e demais criadores, as ferramentas necessárias para estar a par do que o mundo actual exige.


Objectivos

·   Conhecer os conceitos teóricos básicos de videoarte.
·   Desenvolver a técnica para o manejo do programa de edição de vídeo Final Cut e/ou Adobe Premier.
·   Realizar uma peça de videoarte.


Metodologia

O atelier está dividido em 3 partes:

-Uma teórica na qual se fará uma breve revisão de trabalhos da história do videoarte, para desenvolver os conceitos básicos do videoarte com exemplos.
-A segunda parte será técnica prática. Trabalho com programas de edição Final Cut e Adobe Premiere assim como de registo e captura de vídeo.
-A terceira parte será de produção. Desenvolvimento de projectos individuais ou colectivos. Registo do material seja gravado em vídeo pelo formando ou com recurso a material já existente.

Posteriormente trabalhar-se-á os programas de edição


quinta-feira

Oficina de Património Cultural



Oficina de Património Cultural
com Eduardo Elias da Silva
26, 27, 29 e 30 de Julho



Dia 1 (terça-feira, 26 de Julho)

18h30/19h30 - Generalização Introdutória aos Açores
19h40/20h40 - Ocupação e organização do território micaelense

Dia 2 (quarta-feira, 27 de Julho)

18h30/19h30 - A evolução da arquitectura micaelense
19h40/20h40 - Sessão prática de visitação ao antigo e contemporâneo

Dia 3 (sexta-feira, 29 de Julho)

18h30/19h30 - A importância da rocha basáltica na arquitectura micaelense
19h40/20h40 - Sessão prática "dos portinhos e cais às avenidas e portas do mar"

Dia 4 (sábado, 30 de Julho)

09h00/12h30 - Partida de Ponta Delgada para sessão prática de visitação ao Parque Temático da Maia- Museu do Tabaco, espaço de tecelagem de Lurdes Lindo e Fábrica de Chá Gorreana.

13h00 - Almoço

14h30/18h30 - Fábrica de Chá do Porto Formoso, Miradouro de Santa Iria, Palheiro da Ribeira Grande, Rua dos Fundadores, Largo de Santo André, Largo da Cascata, Largo da Câmara, Jardim do Paraíso, Fundação Jacinto Ferreira Cabido, Solar de S.Vivente, Canal da Condessa e regresso a Ponta Delgada.


Preço: 30 euros (não inclui o almoço de sábado)
Inscrições limitadas

segunda-feira

Ciclo do Apetite - Julho 2011


7 Quinta feira, 21.30h
"ESTÔMAGO" de Marcos Jorge, 2007
113 min

Raimundo Nonato chega à grande cidade com esperança de conseguir uma vida que lhe permita, no mesmo dia, comer e viver. Consegue trabalho num bar e logo ali descobre o seu talento inato para a cozinha, transformando o boteco num negócio de sucesso. Giovanni, dono de um conhecido restaurante italiano, intui-lhe os dotes de cozinheiro, oferecendo a Nonato um contrato como ajudante. Asim se inicia para Nonato a descoberta da cozinha italiana, das receitas, dos sabores, do vinho, e também da vida...


14 Quinta feira, 21.30h
"A FESTA DE BABETTE" de Gabriel Axel, 1987
102 min

Em 1871, Babette chega a uma pequena vila na Dinamarca, fugindo da França durante a repressão à Comuna de Paris. Ela consegue emprego como faxineira e cozinheira na casa de duas solteironas, filhas de um rigoroso pastor. Ali Babette vive por quatorze anos, até que um dia fica sabendo que havia ganho uma fortuna na loteria e, ao invés de voltar à França, ela pede permissão para preparar um jantar em comemoração aos centésimo aniversário do pastor.


28 Quinta feira, 21.30h
"COMER, BEBER, HOMEM, MULHER” de Ang Lee, 1994
124 min
 

Para o maior cozinheiro de Taiwan a comida é vida. Apesar dos seus dotes culinários serem reverenciados por todos não é capaz de confeccionar o mais sublime dos pratos: a educação das filhas. Jia-Jen, uma professora de química convertida ao cristianismo, Jia-Chien uma executiva numa empresa de aviação e Jia-Ning uma estudante que trabalha num restaurante de fast-food. A vida em casa desenvolve-se em torno do ritual de elaboração do jantar de família aos domingos e a vida amorosa de cada um dos membros.

 No próximo Dezembro, a segunda edição do POP - Encontro das Artes e dos Ofícios do Espetáculo